pexels-photo-3673762
pexels-photo-3673762

O abacate é uma excelente fonte de proteínas

pexels-photo-3673762
pexels-photo-3673762

O abacate é um fruto tropical, também conhecido por pera-abacate, e apresenta uma casca esverdeada e sólida. Possui um sabor suave semelhante à avelã e uma consistência macia e cremosa que combina com qualquer alimento, especialmente como acompanhamento de algumas carnes e peixes gordos.

Fruto comestível do abacateiro, o abacate é oriundo do México ou América do Sul. Hoje em dia é bastante cultivado na Madeira, por exemplo, e muito utilizado e apreciado em países como o Brasil. Pode ter a forma de pêra ou ser mais arredondado e o seu peso varia entre os 500 aos 1500 gramas. A cor da casca pode ir do verde ao vermelho-escuro. Possui mais de 30% de gordura que é extraída da semente e usada para fins cosméticos.

Qualquer que seja a variedade (são conhecidas mais de 500), este fruto compõe os mais deliciosos pratos, sendo que já tornou alguns famosos mundialmente, como é o caso do Guacamole – receita típica mexicana.

Do abacate, come-se a polpa, que envolve uma semente grande, geralmente usada em sopas, entradas, acompanhamentos e doces. Contudo, pode ser comido ao natural, regado apenas com sumo de limão.

Excelente fonte de proteínas

Em termos nutricionais, o abacate é uma fonte de magnésio e ferro e um bom regulador da função intestinal. É rico em açúcares e vitaminas e é das frutas que possui maior teor de proteínas. A sua gordura é monoinsaturada, tal como acontece com o azeite, ajudando portanto a reduzir os níveis do “mau” colesterol. Contudo, devido a ser um alimento calórico, recomenda-se um consumo moderado por pessoas com excesso de peso ou obesidade. Devem também limitar o seu consumo as pessoas que sofram de insuficiência renal e que têm de controlar os níveis de potássio, uma vez que este fruto contém níveis altos deste mineral.

Maduro quanto baste

Quando comprar abacates, escolha-os sem manchas negras ou toques. Os mais maduros são aqueles cuja pele cede à mais pequena pressão, se bem que não deva comprá-los muito maduros, a não ser que seja para consumir ou utilizar de imediato. Se o comprar muito verde e quiser acelerar o amadurecimento, envolva-o em papel de jornal.

Quando não está totalmente maduro, o abacate pode ser conservado à temperatura ambiente durante 1 a 3 dias. Caso contrário, é melhor guardá-lo na parte mais fria do frigorífico. Não precisa de consumir o abacate de uma só vez. Regue o que sobrar com sumo de limão e reserve no frio.

Abacate @Teleculinária
Abacate @Teleculinária

Dicas úteis que não vai querer perder:

  • O abacate combina excelentemente com camarão. Experimente-o num cocktail de gambas;
  • Misture-o em saladas frias com alface, tomate, milho, rabanete e outros vegetais;
  • Consuma-o em massas com marisco e frango;
  • Utilize-o como ingrediente de deliciosas e frescas mousses;
  • Perfeito para fazer guacamole.

Sugerimos-lhe algumas receitas com abacate ideais para preparar este verão:

Gostou deste artigo sobre: Porque deve utilizar abacate na sua alimentação? Partilhe connosco a sua opinião!

Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram