Sanduiche de melancia e mozarela @ TeleCulinária
Sanduiche de melancia e mozarela @ TeleCulinária

Melancia – A sua polpa é composta por cerca de 90% de água, o que faz com que esta fruta de Verão seja muito hidratante e uma aliada da silhueta.

Sanduiche de melancia e mozarela @ TeleCulinária
Sanduiche de melancia e mozarela @ TeleCulinária

Essa água é usada pelo nosso organismo como um depurativo, isto é, elimina através da urina várias substâncias nocivas, melhorando assim o nosso estado geral.

Muito pouco calórica e muito rica em licopeno (antioxidante responsável pela cor avermelhada de determinados alimentos), a melancia é importante na prevenção de alguns tipos de cancro assim como no envelhecimento celular.

A saúde dos seus olhos sai beneficiada quando ingere este fruto, pois o mesmo tem uma quantidade considerável de vitamina A. Assim como de vitaminas do complexo B (importantes para o sistema imunitário), vitamina C (antioxidante), bem como de minerais cálcio, fósforo e ferro. A fibra também está presente neste fruto, e a nível calórico é dos mais baixos (cerca de 30 calorias por cada 100 gramas).

Salada de melancia @TeleCulinária
Salada de melancia @TeleCulinária

A melancia é muito rica em citrulina, um aminoácido que o nosso organismo transforma em arginina e importante para a manutenção do tónus muscular. Para além disso tem um efeito vasodilatador benéfico para indivíduos hipertensos, ajudando a uma melhor circulação sanguínea.

Podendo ser usada como um lanche, para sobremesas ou na forma de sumo, muitas são as vantagens para degustar este delicioso e refrescante fruto.

Sugerimos-lhe algumas receitas com melancia ideais para preparar este verão:

Gostou deste artigo sobre: Melancia, pura hidratação? Partilhe connosco a sua opinião!

Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram