As framboesas são ricas em vitamina C

Originárias da Ásia, as framboesas são um fruto pequeno, arredondado, vermelho-escuro e muito suculento. O auge da sua maturação é no mês de Julho, mas a sua estação pode prolongar-se até Setembro. Pode adquiri-las em estado selvagem ou em cultura.
Uma vez que são muito frágeis, devem ser manuseadas o mínimo possível. Prefira as que não estão demasiado maduras, amassadas ou sujas. Em casa, deve guardá-las no frigorífico para que não percas o seu sabor nem amadureças depressa demais. Mantenha-as sempre na embalagem original para que não tenha de manuseá-las. Caso não seja possível, acondicione-as em recipientes largos e cobertos. Os doces preparados com este fruto não devem ser guardados por muito tempo, pois estragam-se facilmente.
Se pretende consumi-las ao natural, lave cada unidade com delicadeza. Para uma cozedura não é necessário lavar. Quando as utilizar na decoração de sobremesas, acentue-lhes o gosto, mergulhando-as em aguardente de framboesa pouco antes de servir.

Benefícios do consumo de framboesas:
– São ricas em vitamina C (indispensável para a saúde da pele, ossos e dentes), ajudam o organismo a reter o ferro dos alimentos e a acelerar o processo de regeneração.
– Contêm ainda vitamina E, ácido fólico e fibras – são, portanto, um ótimo regulador intestinal.
– Ricas em fibra e com um valor energético reduzido, o que prolonga a sensação de saciedade e, por isso, são potenciadoras da manutenção de peso.
– Possui uma ação antioxidante (ácido elágico, flavonoides, antocianinas, entre outros), que ajudam a atrasar o envelhecimento.
– A framboesa é considerada um superalimento por todos os seus benefícios.
Sugerimos-lhe algumas receitas com framboesas:
Gostou deste artigo sobre: Um superalimento chamado framboesa! Partilhe connosco a sua opinião!
Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram