A ameixa é rica em substâncias antioxidantes
A ameixa está presente à mesa dos portugueses entre os meses de Junho e Agosto. Trata-te de um fruto rico em flavonóides – substâncias antioxidantes que têm várias funções de proteção e regulação no nosso organismo.
É uma boa aliada para uma dieta de emagrecimento, já que ajuda a manter o peso ideal, devido à sua riqueza em água e baixo valor calórico. Mas existem muitas outras características que fazem deste fruto um cúmplice para o seu bem-estar, tais como a abundância em vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B, bem como de vários minerais, como é o caso do potássio e do fósforo.
Quer seja consumida fresca ou seca, a ameixa é também conhecida por ser rica em fibra e, por isso, é amplamente usada para facilitar o trânsito intestinal.
Por ser mais concentrada, a ameixa seca torna-se mais energética, o que faz dela uma mais-valia para os praticantes de exercício físico.
Ao adquirir ameixas frescas, deve procurar as que cedem ligeiramente ao toque, que tenham uma cor forte e que apresentem uma pele sem manchas.
Na hora de as cozinhar, experimente-as em doces, geleias, purés ou consuma-as em snacks, juntamente com frutos secos.
Saiba mais:
Existem mais de 200 variedades de ameixa, mas as mais usadas em Portugal são:
– Ameixa preta, possui uma casca bastante escura e é muito rica em água;
– Ameixa vermelha, é mais doce e sumarenta e contém provitamina A (precursor da vitamina A, importante para a nossa visão, por exemplo);
– Ameixa amarela, é a mais sumarenta de todas, mas também a mais ácida;
– Ameixa Rainha-Cláudia, famosa por ser muito doce.
Sugerimos-lhe algumas receitas com ameixa ideais para preparar este verão:
Gostou deste artigo sobre: Quais os benefícios da ameixa? Partilhe connosco a sua opinião!
Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram