Grapes harvest. Farmers hands with freshly harvested black grapes.

Saiba tudo sobre as uvas!

Nutricionalmente a uva é um fruto muito interessante. Tem uma grande quantidade de antioxidantes, o que faz deste fruto um “elixir da juventude”. Pela sua riqueza de cores, sabemos que as mais escuras são aquelas que têm maior número de antioxidantes, e as brancas as que contêm menos açúcar.

É na pele e nas grainhas que se concentram os antioxidantes mais importantes, os chamados polifenóis.

Os polifenóis são um composto que elimina a oxidação celular de modo a proteger o nosso organismo de várias doenças. O polifenol que mais se destaca é o resveratrol. Tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar os de HDL (bom colesterol).

Rica em água (com cerca de 80%), a uva é também rica em potássio, vitamina B6 e fibra.

Podem ser consumidas inteiras, sob a forma de sumo ou vinho, em doces ou mesmo seca (passa). Nesta última forma o seu valor calórico aumenta quatro vezes mais, devido a uma maior concentração de açúcar.

Escolher as uvas: Quando escolher prefira os cachos que estão firmes e com o pedúnculo verde. Priorize também as uvas mais rijas às moles.

Altura do ano: Entre Junho e Dezembro

Conservar: No frigorifico dentro de um recipiente fechado. Normalmente duram até 7 dias nestas condições.