Quando chega o momento de comprar os legumes e a fruta, a vontade de todos é saborear alimentos biológicos, mas nem sempre o budget semanal permite este investimento.
A verdade é que a maioria dos alimentos que encontramos no supermercado estão cheios de pesticidas e mesmo depois de lavados e descascados continuam com alguns resíduos. É importante ter em consideração que normalmente estes resíduos não ultrapassam o valor legal limite, contudo não deixamos de estar em contacto com os mesmos podendo aumentar a probabilidade de alguns problemas de saúde associados a longo-prazo.
O Environmental Working Group criou uma lista de alimentos “limpos” e “sujos” baseado no teste primário da USDA. Os alimentos “limpos” podem ser comprados da agricultura tradicional, os “sujos” devemos privilegiar a compra da agricultura biológica.
(Lista atualizada EWG’S 2021)
Alimentos “Sujos”:
- Morangos
- Espinafres
- Couve
- Nectarinas
- Maçãs
- Uvas
- Cerejas
- Pêssegos
- Peras
- Pimentos e Malaguetas
- Aipo
- Tomate
Alimentos “Limpos”:
- Abacate
- Milho doce
- Ananás
- Cebolas
- Ervilhas congeladas
- Papaia
- Espargos
- Beringela
- Meloa e Melão
- Kiwi
- Couve-flor
- Brócolos
- Cogumelos
Os outros alimentos (Batata, Tomate-cherry, Alface, Mirtilos, Pepino, Ameixas, Ervilhas, Tangerina, Toranja, Framboesas, Laranja, Cenoura, Abóbora, Curgete, Banana, Batata-Doce, Melancia e Manga), têm um nível intermédio de pesticidas, por isso se tiver oportunidade dê preferência à compra de alimentos biológicos. A agricultura tradicional usa uma grande quantidade de químicos que contaminam os solos e a água.
EWG’s 2021 Shopper’s Guide to Pesticides in Produce™ (2021). Disponível em: EWG’s 2021 Shopper’s Guide to Pesticides in Produce | Full List