Farmer carrying box of veg on a sunny day

Quando chega o momento de comprar os legumes e a fruta, a vontade de todos é saborear alimentos biológicos, mas nem sempre o budget semanal permite este investimento.

A verdade é que a maioria dos alimentos que encontramos no supermercado estão cheios de pesticidas e mesmo depois de lavados e descascados continuam com alguns resíduos. É importante ter em consideração que normalmente estes resíduos não ultrapassam o valor legal limite, contudo não deixamos de estar em contacto com os mesmos podendo aumentar a probabilidade de alguns problemas de saúde associados a longo-prazo.

O Environmental Working Group criou uma lista de alimentos “limpos” e “sujos” baseado no teste primário da USDA. Os alimentos “limpos” podem ser comprados da agricultura tradicional, os “sujos” devemos privilegiar a compra da agricultura biológica.

(Lista atualizada EWG’S 2021)

Alimentos “Sujos”:

  1. Morangos
  2. Espinafres
  3. Couve
  4. Nectarinas
  5. Maçãs
  6. Uvas
  7. Cerejas
  8. Pêssegos
  9. Peras
  10. Pimentos e Malaguetas
  11. Aipo
  12. Tomate

Alimentos “Limpos”:

  1. Abacate
  2. Milho doce
  3. Ananás
  4. Cebolas
  5. Ervilhas congeladas
  6. Papaia
  7. Espargos
  8. Beringela
  9. Meloa e Melão
  10. Kiwi
  11. Couve-flor
  12. Brócolos
  13. Cogumelos

Os outros alimentos (Batata, Tomate-cherry, Alface, Mirtilos, Pepino, Ameixas, Ervilhas, Tangerina, Toranja, Framboesas, Laranja, Cenoura, Abóbora, Curgete, Banana, Batata-Doce, Melancia e Manga), têm um nível intermédio de pesticidas, por isso se tiver oportunidade dê preferência à compra de alimentos biológicos. A agricultura tradicional usa uma grande quantidade de químicos que contaminam os solos e a água.

EWG’s 2021 Shopper’s Guide to Pesticides in Produce™ (2021). Disponível em: EWG’s 2021 Shopper’s Guide to Pesticides in Produce | Full List