O que é o flexitarianismo e o que é ser flexitariano?
O flexitarianismo resulta da junção de flexível e vegetarianismo e consiste em seguir uma alimentação que reduz a ingestão de carne ou peixe tendo como pilares a saúde, o equilíbrio e a sustentabilidade.
Ser flexitariano significa que se pretende ter uma alimentação cada vez mais consciente e sustentável sem que isso implique que se tenha de abdicar do consumo total dos produtos de origem animal.
Para muitos, este estilo de alimentação pode ser um quebra-cabeças na hora de confeccionar uma refeição, no entanto é possível fazer pratos saborosos, simples e rápidos sem que exista carne ou peixe utilizando produtos existentes em qualquer dispensa.
Para descomplicar o flexitarianismo veja a seguinte sugestão:
Risoto de tomate e manjericão
INGREDIENTES
300 g de arroz para risoto (arroz-arbório)
200 g de mistura de tomates-cereja
1 chalota
2 dentes de alho
90 g de queijo parmesão ralado
80 g de tomate seco
80 g de manteiga
50 ml de vinho branco
30 ml de azeite
Manjericão q.b.
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
- Lave os tomates-cereja e corte-os ao meio; descasque e pique finamente a chalota e os alhos; corte o tomate seco em pedaços.
- Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a chalota e o alho e deixe refogar. Adicione o arroz e o tomate seco e mexa. Regue com o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver.
- Vá juntando água aos poucos, sempre que o arroz começar a secar, deixando cozer por um total de 18 minutos. Quando faltarem 5 minutos para terminar a cozedura, acrescente uma parte dos tomates-cereja e um pouco de manjericão picado.
- Finalize o risoto com a manteiga e o parmesão, envolvendo bem de modo a obter uma textura cremosa. Sirva com os restantes tomates-cereja e um raminho de manjericão.
Para mais sugestões subscreva a revista online e siga a Veggie no Facebook e Instagram