Tarte de cenoura

Apetece-lhe uma tarte? Então não vai querer perder esta tarte de cenoura

Se vai preparar uma receita, saiba que esta tarte de cenoura é muito saborosa. Com cenouras, chalotas e amêndoa fica deliciosa! Quem adora este tipo de refeição, não pode deixar escapar!

Gostou da sugestão de receita ? Para mais receitas clique aqui. Bom apetite!

Tempo de preparação 1 hr 30 mins
Tempo total 1 hr 30 mins
Doses 8 pessoas
Refeição Entradas e Petiscos, Prato Principal
Grau de Dificuldade Médio
Custo da Refeição Médio

Nutrição

Calorias: 451kcalCarboidratos: 37gProteína: 9gFat: 31gGordura saturada: 10gGordura poliinsaturada: 4gGordura monoinsaturada: 15gGordura trans: 1gColesterol: 73mgSódio: 183mgPotássio: 563mgFibra: 6gAçucar: 15gVitamina A: 21276IUVitamina C: 8mgCálcio: 98mgFerro: 2mg

Instruções
 

  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Espalhe as amêndoas numa assadeira e leve ao forno até torrarem levemente (cerca de 5 minutos). Retire e deixe arrefecer.
  • Corte as cenouras em palitos. Leve ao lume uma frigideira grande com o sumo de laranja, metade da manteiga, do açúcar e do vinagre, sal, pimenta-da-jamaica e pimenta preta. Junte a cenoura e deixe cozer, mexendo ocasionalmente, até ficar macia e crocante (cerca de 10 a 12 minutos).
  • De seguida, retire as cenouras para um prato, usando uma escumadeira, e reserve o líquido na frigideira, deixando arrefecer.
  • Reserve 1/4 das amêndoas e triture as restantes juntamente com o restante açúcar e um pouco de sal e pimenta-da-jamaica. Adicione os ovos, a ricota, o tomilho, raspa de laranja a gosto e a restante manteiga e ligue até ficar homogéneo.
  • Desenrole a massa folhada sobre um tabuleiro de forno, mantendo por baixo o papel vegetal que a acompanha. Com uma faca afiada, marque levemente uma pequena margem a toda a volta.
  • Espalhe a mistura de amêndoa pela massa, deixando a margem livre. De seguida, disponha por cima as cenouras cozidas de forma harmoniosa. Leve ao forno por cerca de 25 minutos. Retire, transfira para uma tábua e deixe arrefecer um pouco.
  • Entretanto, leve a lume alto a frigideira que reservou com o líquido da cozedura das cenouras e deixe cozinhar, mexendo sempre até reduzir a uma calda espessa (cerca de 10 minutos). Pincele o topo da tarte com esta calda ainda quente.
  • Bata o azeite com o restante vinagre e um pouco de sal e pimenta preta. Adicione a chalota, cortada em fatias, e as amêndoas que reservou e misture bem. Deite sobre a tarte e sirva.

Sugere quem sabe

> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no FacebookInstagramYouTubeTwitterPinterest 
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!
Keyword cenoura, massa folhada, receita de tarte, receitas caseiras, ricota, tarte de inverno, tarte vegetariana, tomilho
Gostou da receita?
Adicionar aos favoritos

Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Siga-nos no FacebookInstagramYouTubeTwitterPinterest 

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!