pexels-photo-5946720
pexels-photo-5946720

Um alimento muito completo e com um valor nutricional ímpar

pexels-photo-2064359
pexels-photo-2064359

Os lacticínios são um dos grupos de alimentos que compõem a Roda dos Alimentos e, como tal, devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, em que todos os alimentos têm a sua importância. Este grupo diz respeito ao leite e seus derivados, como o queijo, a manteiga e o iogurte.

O leite é um alimento muito completo e com valor nutricional ímpar. É uma forma natural e saudável de obter minerais como o cálcio, fósforo e magnésio, e diversas vitaminas e proteínas de elevado valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais. Com a sua qualidade alimentar e nutricional, o leite contribui para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O leite e seus derivados, como as natas e o iogurte, bem como o leite condensado, são ingredientes indispensáveis na confecção das mais variadas receitas. Consideram-se essenciais numa alimentação equilibrada, quando consumidos naturalmente, e são fundamentais em muitas confecções de cozinha nacional e internacional, sejam elas doces ou salgadas.

Nota: O leite de vaca não deve ser nunca introduzido antes dos 12 meses de idade da criança e, de preferência, só depois dos 2 -3 anos. A usar leite de vaca entre os 12 e os 36 meses de idade, este deverá ser gordo e, a partir daí, meio-gordo.

O iogurte

Trata-se de um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo, que pode ser misturado com fruta e chocolate. O iogurte tem origem nos Balcãs, bem como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, que são já bem antigos.

A sua comercialização começou a partir da constatação feita por Ilya Ilyich Mechnikov, um microbiologista russo premiado com o Nobel da Medicina em 1908, pelos seus estudos em imunologia.

Este alimento é bastante benéfico para regularizar o sistema imunológico, mas atenção à diversidade oferecida actualmente pelo mercado. Algumas contêm excesso de açúcar.

pexels-photo-5946720
pexels-photo-5946720

Saber mais…

O leite condensado é uma variante concentrada do leite normal, isto é, possui um teor de água inferior. É o ingrediente principal de inúmeras e tentadoras sobremesas. Necessita muitas vezes de ser cozido previamente para conferir uma textura mais espessa e um sabor caramelizado a diversos doces.

Intolerância à lactose

É uma incapacidade do organismo para digerir a lactose (açúcar natural do leite e lacticínios), resultado da ausência (provisória ou permanente) de uma enzima intestinal, a lactase, que é responsável pela decomposição do açúcar do leite. Quando esta decomposição não é realizada o açúcar permanece por digerir no intestino. O mercado disponibiliza uma série de produtos que não contêm lactose na sua composição.

Sugerimos-lhe algumas receitas com leite:

Gostou deste artigo sobre: Porque devemos consumir lacticínios? Partilhe connosco a sua opinião!

Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram