fresh fruits background

Conhecidos pela diversidade de aromas e vasta utilização na culinária, os citrinos são ricos em nutrientes como a Vitamina C, o Potássio, Flavonoides, Cálcio entre muitos outros. Com maior destaque pela importância, encontra-se a Vitamina C, Flavonoides e as Fibras.

Sendo considerado muito característico, o aroma dos citrinos possui três diferentes tipos de sabor, doce, meio amargo ou amargo.

A laranja e a tangerina encontram-se dentro da categoria do sabor adocicado. A tangerina considera-se indicada para licores, por sua vez a laranja combina deliciosamente com chocolate e cenoura.

Como sabor intermédio, neste caso meio amargo encontra-se a toranja, perfeita para saladas e sobremesas.

Por si, o limão e a lima são sabores considerados amargos. O limão impede a oxidação da maçã e da papaia e a lima impede a oxidação do abacate.

Os citrinos são ideias para marinadas, molhos, sobremesas, compotas e frutas cristalizadas. Neste caso o sumo de lima e limão é excelente para marinadas de carne, uma vez que, torna-as mais tenras, e aromatiza molhos. Em substituição ao vinagre, poderá utilizar o sumo de lima/limão para temperar as saladas.

Deixamos algumas recomendações:

  1. Se precisar apenas de umas gotas, pique o limão com um palito, esprema e envolva-o em pelicula;
  2. Congelação- pode congelar o sumo dos citrinos em cuvetes de gelo e a casca em sacos de congelação;
  3. Na hora de escolher os citrinos, escolha os mais pesados por terem mais sumo, prefira os frutos firmes e afaste-os da humidade e mantenha-os num local arejado;
  4. Quantidade de sumo indicada- Coloque o fruto com casca no micro-ondas durante 20 ou 30 segundos, ou mergulhe-o em água quente durante 10 minutos antes de espremer
O mundo dos citrinos

Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram😊