Cut bananas in the plate

A banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, a seguir ao arroz, trigo e milho. Apesar de existirem imensas variedades, em Portugal as mais comercializadas são a banana da Madeira, a Chiquitita (Colômbia) e a banana-pão, indicada para assar e muito usada em pratos africanos.

A banana é uma das frutas mais populares do mundo e símbolo dos países tropicais. Originária do Sul da Ásia e da Indonésia, a bananeira é uma planta subterrânea que cresce no sentido horizontal. As suas folhas surgem fora da terra e cada caule, apenas uma vez em toda a sua existência, dá origem a um ramo de flores que se vão formando em cachos de bananas.

Sempre que as descascar para usar em saladas de fruta, por exemplo, regue-as com algumas gotas de sumo de limão para não escurecerem. Podem ser ainda usada em bolos, tortas, batidos, gelados, mousses, pizzas e como acompanhamento de carnes e peixes.

Escolher a banana: Se pretender consumir de imediato, compre-a com a casca bem amarela e com pequenas manchas, de aspecto firme e sem partes moles. Se não for para consumo imediato, opte pelas que estão ligeiramente verdes e quando quiser acelerar o amadurecimento, embrulhe-as em papel de jornal. Para atrasar o processo, mantenha-as sempre unidas pelo cacho.

Altura do ano: Todo o ano

Conservar: Prefira conservá-las em local fresco e seco e não no frigorífico, pois deterioram-se mais facilmente e perdem o sabor.