Anona, um fruto exótico @iStock-1194272165.jpg
Anona, um fruto exótico @iStock-1194272165.jpg

Anona, um fruto exótico

A anona, um fruto exótico, produzido com sucesso na Madeira, que tem origem nas regiões altas da América Central e do Sul.

iStock-1194272165.jpg

iStock-1194272165.jpg

Qual é o seu aspeto?

A sua casca pode ser lisa ou escamosa e a sua polpa é muito sumarenta e possui um sabor doce, muito característico e agradável, bem como numerosas sementes. Deve ser manuseada com cuidado, visto ser um fruto sensível.

Qual a sua composição nutricional?

Do seu valor nutricional, destacam-se as fibras, o ferro, o cálcio, o fósforo e as vitaminas A, B1, B2 e C. Cerca de 100 gramas deste fruto fornecem à volta das 81 calorias. É pobre em calorias e altamente digestiva, sendo, portanto, recomendada em todas as idades. Alguns estudos efetuados demonstraram que a anona contém propriedades antienvelhecimento e contribui para reduzir os níveis de colesterol e ácido úrico.

Onde utilizar?

Pode ser apreciada ao natural ou utilizada na doçaria e confeção de licores. As sobremesas (pudins, mousses e sorvetes) ficam ótimas com este ingrediente, por isso não deixe de experimentar!

Como conservar ou acelerar o processo de maturação?

Se precisar de acelerar o seu processo de maturação, mantenha-a à temperatura ambiente e misture-a com outras frutas, como a maçã ou a banana. Mas se, pelo contrário, necessitar de mantê-la verde, conserve-a a uma temperatura que ronde os 8 graus. No entanto, esta fruta delicada não resiste muito bem à conservação, pelo que deve ser consumida sem demora.

Gostou deste artigo sobre? Partilhe connosco a sua opinião!

Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram