Bunch of fresh celery stalk with leaves. Studio Photo

O aipo é uma planta aromática da família das apiáceas, em que todas as suas partes constituintes podem ser consumidas. A raiz pode ser usada para fazer sopas, o caule pode ser usado cru, seja em saladas ou cozinhado para incluir em diversos pratos e as suas folhas, que se assemelham à salsa, podem ser aproveitadas para aromatizar.

Quanto mais verde for, maior é a sua riqueza em vitamina C. Possui propriedades antioxidantes e folatos, importantes na renovação celular.

Rico em sódio e potássio, o aipo parece como uma planta depurativa responsável pelo equilíbrio ao nível da hidratação do nosso organismo.

Tem uma função calmante devido ao seu teor em minerais alcalinos, proporcionando um efeito relaxante para o sistema nervoso e combatendo o stresse e a ansiedade.

Escolher o Aipo: Quando comprar, o aipo deve apresentar-se com folhas verdes e sem manchas e o caule bem firme e carnudo.

Altura do Ano: Início de Outubro até final de Junho

Conservar: Pode chegar aos 3 dias no frigorífico. Após essa data vai perdendo as suas características nutricionais. Para o conservar durante mais tempo, mantenha-o enrolado num pano húmido, na parte baixa do frigorífico. Também deve guardá-lo na gaveta dos legumes para que o seu aroma não impregne os outros alimentos.