Summer healthy cocktails of citrus infused waters, lemonades or mojitos, with lime lemon orange blueberries and mint, diet detox beverages, in glasses on light background

Sabia que se estima que ao longo da vida uma pessoa beba um total de 40.000 litros? E sabia que um terço da água que ingerimos por dia provém dos alimentos que ingerimos? Vamos explicar-lhe um bocadinho melhor como funciona.

Factos:

  1. Mesmo sabendo que os alimentos têm elevadas percentagens de água, é praticamente impossível manter-se hidratado só com alimentos;
  2. A primeira coisa que deve fazer de manhã é beber água. Passou muito tempo sem ingerir qualquer tipo de líquido e o facto de beber logo água ajuda-o a ter mais energia e a ficar hidratado ao longo do dia
  3. Uma boa hidratação tem uma influência positiva no stress

Água nos alimentos

  • Pão: A maioria dos pães contém cerca de 38% de água
  • Lacticínios: Os queijos mais pastosos contém cerca de 58% de água e os duros 38%. A manteiga e a margarina têm 16%, e o leite 50%
  • Peixe e Marisco: A maioria dos peixes contém 75% de água e o marisco 85%
  • Doces: Produtos com menor percentagem, o mel contém 23% e as compotas de fruta 30%
  • Carne: A carne de aves tem uma percentagem mais elevada de água, sendo entre 65% e 70%. As restantes têm uma média de 50%
  • Legumes: Os legumes têm a maior quantidade de água de todos, tendo desde 89% a 96% dependendo dos alimentos
  • Fruta: A maioria da fruta contém entre 75% e 90% de água e os frutos secos uma média de 14%

 

 

 

Referências:

Edição portuguesa, 1997 “Alimentos Bons, Alimentos Perigosos” Lisboa: Seleção do Reader´s Digest, SA

Hydration for healh. “Myth or Fact?”. Accessed on December 2021, https://www.hydrationforhealth.com/en/why-hydration/myth-or-fact/