Fresh Watercress on white table background

O agrião era já usado por gregos e romanos em banquetes ricos, em especiarias e saladas picantes. Originária do sudeste da Ásia, esta hortaliça de folhas verde-escuras pode ser consumida crua em saladas ou cozinhada em arroz, sopas ou recheios diversos. As suas folhas ficam óptimas temperadas com sumo de limão e azeite. O agrião é considerado um bom estimulador do apetite e, como tal, pode ser servido como primeiro prato.

Experimente-o nos dias quentes, uma vez que também possui propriedades refrescantes. Por ser antioxidante, é óptimo para as sopas dos bebés. Tal como todos os legumes de folha verde-escuro, o agrião é indispensável na alimentação das grávidas, visto possuir boas quantidades de fibra, cálcio, ferro e ácido fólico.

 

Escolher o agrião: Prefira molhos com folhas bem verdes e escuras, isentas de áreas amareladas ou pontos escurecidos. Tenha cuidado ao manusear os molhos, pois as folhas danificam-se facilmente e os talos apodrecem rapidamente quando partidos. Se comprar embalagens com folhas de agrião já lavadas e prontas a consumir, rejeite as embalagens que contêm um líquido amarelado no fundo.

Atura do ano: Entre Outubro e Abril

Conservar: Fora do frigorífico duram 1 dia. No frigorífico duram 3 e precisam de estar num recipiente fechado