Dipping honey with a dipper on pancakes with blueberries and icing sugar on a black plate

O açúcar faz a nossa vida mais doce, mas será que o conhecemos de facto? Açúcar é o nome usado para diversos carboidratos simples como o açúcar branco, também chamado sacarose e o mais comum em sobremesas e bolos. Contudo, a sacarose é apenas um dos vários açúcares naturais que podem ser encontrados nos alimentos. Há também o açúcar da Frutose, Galactose, Glicose, Lactose e Maltose que podem ser encontrados na fruta, em vegetais, leguminosas e laticínios.

Será então o açúcar mau para a nossa saúde? Não necessariamente, tudo depende da origem do açúcar que estamos a consumir e em que quantidades. A grande diferença está em se o açúcar já se encontra naturalmente nos alimentos, ou se estamos a adicionar como é o caso das comidas processadas como refrigerantes, chá com açúcar, ketchup etc. Devemos ter cuidado com a quantidade de alimentos que consumimos com açúcar adicionado, pois este número deve ser reduzido para não prejudicar a nossa saúde. Por outro lado, receitas que usam outros açúcares como o açúcar natural da fruta em sumos, mel, melaço, xarope de maçã, contêm também benefícios nutricionais como vitaminas e fibras.

Existem substitutos ao açúcar, os artificiais que são criados em laboratório, os que vêm do álcool e outro que vêm de fontes naturais como a Stevia, a Alulose e a Tagatose.

Não devemos cortar por completo o açúcar na nossa dieta pois este na sua forma natural na fruta, no mel etc. contribui com nutrientes fundamentais para a saúde.

Alternativas naturais que pode usar:

  1. Xarope de maçã: rico em antioxidantes, cálcio, zinco e minerais. Pode ser usado nos vegetais no forno, em panquecas, waffles, no iogurte natural ou com café.
  2. Mel: rico em nutrientes e vitaminas e de fácil digestão. Pode ser usado em smoothies, assados, em molhos e ao pequeno-almoço em torradas ou panquecas.
  3. Açúcar de coco: rico em vitaminas e minerais, deve ter atenção que tem as mesmas calorias que o açúcar branco. É muito fácil de usar na cozinha pois as quantidades são as mesmas do açúcar branco, contudo pode ser preciso moê-lo no liquidificador por ser mais grosso.
  4. Stevia: é um extrato vegetal com muito poucas calorias e mais doce que o açúcar branco, por isso deve ser usado em quantidades menores. Tem um sabor diferente por isso deve ser experimentado de formas diferentes para descobrir como gosta mais. Normalmente é vendido líquido ou em pó.
  5. Néctar de Agave: Tem mais nutrientes que o açúcar branco, mas menos que o mel. Tem uma validade bastante longa e pode ser usado em quase tudo.

 

 

Gaunt, A. (2021) 10 Sugar Alternatives to Try. Available at: https://www.aplaceformom.com/caregiver-resources/articles/healthy-sugar-alternatives
Ziesel, J. Facts about sugar and sugar substitutes. Johns Hopkins. Available at: https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/facts-about-sugar-and-sugar-substitutes