A versatilidade das cebolas
A versatilidade das cebolas

Transmitida pela gastronomia em Portugal, a versatilidade das cebolas advém da sua utilização desde sempre e pelo seu papel essencial na alimentação. Sendo utilizadas nos mais diversos tipos de prato.

A cebola possui diversos tipos de sabor, desde os mais suaves ao sabor mais ácido e intenso. Isto acontece pela existência de diversos tipos tais como a doce, branca, roxa, tradicional, chalota ou para assar.

Podemos encontrar diferentes tipos de cebola de acordo com aquilo que se pretende confecionar. A cebola doce pode ser encontrada essencialmente em caramelizados, sopas, saladas ou Tártaros enquanto que a Cebola para assar costuma ser mais utilizada em assados, conservas e compotas.

No caso da Chalota habitualmente encontra-se em vinagretes, omeletes e salteados sendo muito utilizada também em assados e comportas.

Nas saladas frequentemente se usa a cebola branca, tal como acontece com a Roxa, embora em muitos casos a Roxa seja frequentemente vista em cozinhados caramelizados, em sanduíches ou até mesmo crua. Por último a cebola tradicional (considerada a mais intensa e ácida) é frequentemente utilizada em cozidos, estufados, assados e sopas!

A Cebola não tem o hábito de ser a “estrela” do prato, mas com elas todos os outros bilham!

O mundo das cebolas

Subscreva a Veggie e descubra centenas de deliciosas receitas para saborear aí em casa. Receitas fáceis com ingredientes do dia-a-dia, ideais para toda a família. Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram😊